É com enorme desagrado e tristeza, que a Associação Couço Jovem informa que o I Photopaper A.C.J., que se iria realizar no dia 26 de Agosto, não se poderá realizar devido à falta de inscrições para participação.
Pessoal, ao levarmos estas iniciativas para a frente, após o trabalho de organização que as mesmas dão, à disposição do nosso tempo para todos nós, gostariamos de ser brindados com a vossa participação. Daria-nos mais motivação para continuar a fazer mais e quem sabe melhor.
Ao sermos confrontados com esta situação, ao vermos os nossos nomes falados em diferentes ocasiões e ao ter consciencia que toda a gente comenta, seja para dizer o que bem apeteça, somos obrigados a reflectir sobre tudo.
Vale a pena continuar?
Esperamos uma resposta positiva da vossa parte na próxima iniciativa.
Associação Couço Jovem
De Anónimo a 25 de Agosto de 2006 às 17:40
só espero que o G.D . Àguias do Sorraia daqui por um ano, ou ainda este ano,não deixe de ter equipas para praticar futebol.. pela experiência que tenho e pelo que estou a ver é mais que certo que num futuro próximo o futebol deixe de existir na nossa terra. Quando pessoas como o Mário Afonso , Francisco Pirralho , João Louro , ( entre outros ) abandonaram a liderança do clube,com boa ou má gestão ( isso não importa ) , não vejo pessoas com vontade de entrar e pegar no clube e fazer com que continue. As exigências cada vez maior que qualquer associação tem para se manter em actividade e a falta de participação como a Associação Couço Jovem está a ter ( não vai acontecer só a vocês , por ex. a UDS já lutou muito pela pesca e agora luta por ter pescadores para participar,quando antes tinha problemas por serem sempre os mesmo a pescar e não haver rotatividade , e ao GD Águias Sorraia, se nada mudar num futuro próximo, acontecerá o mesmo ou pior, porque mesmo a sede social está a perder receitas de bar por falta da frequência dos associados ) .
O problema do Couço no que diz respeito a actividades sociais está a numa situação delicada, excepto os passeios de cicloturismo . Espero e desejo que a Associação Couço Jovem não desanime , nem se questione se vale pena continuar ! Vale sempre a pena , mas confesso , é muito desgastante ver o esforço de muito trabalho voluntário em prol dos outros ser pouco reconhecido e muito criticado por todos.
Força Associação ! Não desanimem ! O espírito do Nobre Povo do Couço merece que continuem ! Viva a nossa Nação !
De CB a 26 de Agosto de 2006 às 13:46
Concordo em absoluto com a tua opinião. Embora ache que os Corpos Dirigentes da Associação devam saber fazer a autocrítica, no sentido de perceberem o que podem melhorar para a próxima. Não se devem resignar a "atirar culpas" para cima dos jovens e de que eles não querem participar. É necessário ir à raiz da questão e entender porque é que estas actividades, ou outras que surgirem, não são suficientemente “apelativas” para o público-alvo a que se destinam. Houve publicidade suficiente? Os sócios estão satisfeitos com as actividades escolhidas? O timming foi o correcto?... -É necessário compreender também que tipo de jovens temos, que interesses partilham - é necessário fazer entendimentos mais aprofundados da situação do Associativismo Local, ao nível da Freguesia e, num contexto mais global de "crise" acentuada. Numa palavra: contextualizar! Evidentemente que o Associativismo Local, da forma como se encontra regulamentado no nosso Município, é dificultado na agilidade com que os corpos dirigentes podem dinamizar as associações/colectividades. Os protocolos, o regulamento e as burocracias são intermináveis de forma a provocar algum cansaço naqueles que dedicam a vida a estas coisas, por carolice. A maior felicidade que hoje temos é a da Liberdade de Associação e de Reunião. Nem sempre foi assim, tempo houve em que, dois ou três jovens da nossa idade que se juntassem para falar na rua eram logo presos e levados ao Posto. Por isso me custa, também, esta apatia em que estamos mergulhados e esta falta de memória. Não podemos deixar que, de forma sub-reptícia, nos roubem a vontade de lutar por qualquer coisa que sabemos ser melhor para os Jovens e para o Couço. Temos que rejeitar os discursos pessimistas do tipo: “Os de fora são melhores e os de cá são assim e assado”. SABEMOS POR ONDE NÃO VAMOS! É obrigatório saber o que podemos fazer para de alguma forma combatermos os Velhos do Restelo, derrotistas e fatalistas. O destino é coisa que não existe e o futuro constrói-se todos os dias com as nossas convicções. FORÇA!
É forçoso não cair na letargia e eu não quero ver esta gente jovem, actualmente nos corpos dirigentes, falar em desistir logo “à primeira”. Não é salutar pois provoca um grande desgaste à coesão do grupo e passa uma imagem de abatimento! E eu que vos conheço a todos e aos jovens do Couço sei que não é assim. Sei da NOSSA capacidade de mobilização, criatividade e trabalho!
Relativamente à questão específica do Futebol e do facto deste não ter futuro imediato na nossa Freguesia: Em 23 de Dezembro de 2004 (há dois anos!) Dionísio Mendes, nosso prezado Presidente de Câmara, disse assim ao Mirante: “Criar um relvado sintético no Couço irá ser um estímulo à criação de uma equipa sénior para a próxima época [2005], enquanto o Santanense terá que apostar nos escalões de formação. O União Figueirense já possui as duas vertentes”. O campo relvado, a ser construído e eu julgo que até já está comprado ou encomendado, custará 250 mil euros (50 MIL CONTOS)!! Numa Freguesia onde são necessárias muitas outras coisas, e isso é passível de ser avaliado de outra forma, deixo no ar esta minha dúvida. A continuarmos assim, “os carolas” do Águias acabam por desistir face às adversidades e à falta de reconhecimento pelo trabalho realizado. E depois? A Câmara será obrigada a subsidiar as equipas, para justificar tamanho investimento, que recorrerão a jogadores do exterior a custos incomportáveis!?? As casas começam-se pelo telhado? Não necessitamos de equipas seniores e de campos de 50 mil contos pois isso não é garante de maior participação desportiva dos Jovens da Freguesia. Necessitamos de apostar nos escalões de formação, estimar e facilitar a vida aos elementos dos Corpos Dirigentes, dar trabalho às pessoas que têm filhos para que cá fiquem (não é construir uma zona oficinal numa “suposta” zona industrial!) e de cimentar o futuro. Depois então que venha o campo, devidamente justificado. É a minha opinião. O Couço é uma Nação! Viva a Nação!
De Andreia Silveira a 28 de Agosto de 2006 às 11:55
Perante este comentário, não há muito dizer, apenas um OBRIGADA, pela Força, Entusiasmo mas principalmente pelas Palavras, Conselhos, que futuramente serão bastante úteis para uma nova e próxima actividade.
Como membro da associação, admito que esta falta de participação também poderá ter sido culpa nossa e não é menos culpa nossa o facto de não termos aprofundado o que realmente as pessoas gostam, quais os seus interesses, se foi ou não altura certa.
Por isso em meu nome e em nome de todos os meu colegas de equipa iremos ter em causa todos estas questões para que uma próxima actividade corra melhor, porque nós merecemos e a juventude do Couço também.
A Associação Couço Jovem têm como principal objectivo mostrar que o Couço também têm jovens capazes de LUTAR pela sua Nação, por isso aqui em meu nome e com certeza em nome dos outros membros desta grande EQUIPA QUE É A NOSSA ASSOCIAÇÃO: DESISTIR NUNCA!!!!!!!!!
Andreia
Comentar post